- Avaliação Psicológica e Diagnóstico;
- Psicoterapia a Crianças, Adolescentes e Adultos;
O desenvolvimento humano (infantil, adolescente, adulto ou jovem idoso) integra problemáticas afetivo-relacionais complexas que podem comprometer o equilíbrio psíquico num dado momento, dando origem a depressões ou crises de ansiedade e instabilidade, carecendo por isso de uma resposta especializada na área do acompanhamento psicológico ou psicoterapêutico.
A psicologia , ou melhor, o apoio psicológico permite agilizar, reforçar e reorganizar o sistema defensivo em falência, facilitando ao indivíduo uma recuperação mais rápida e estável do seu equilíbrio psíquico. A Psicoterapia é um recurso para tratar dificuldades ou perturbações emocionais e minimizar o sofrimento, mas também um método preventivo eficiente de resolução de problemas.
O sinal de alarme nas crianças e adolescentes traduz-se, com frequência, em sintomas de instabilidade e agressividade ou numa forte inibição cognitiva e relacional que resultam no desajustamento social e escolar, exigindo uma intervenção atempada e adequada. A Psicoterapia é um espaço potencial de crescimento por excelência que permite à criança ou adolescente a retoma do seu desenvolvimento em liberdade e segurança e a sua afirmação completa no mundo.
Dentro da psicologia existe ainda o aconselhamento familiar, que assume um caráter mais pontual e permite esclarecer dúvidas e (re)orientar no crescimento bem como ajustar o comportamento dos pais / educadores á vivência emocional dos filhos, para que possam beneficiar de uma dinâmica familiar mais livre e mais promissora.
A orientação escolar e vocacional consiste na avaliação das aptidões, capacidades e áreas de interesse do adolescente ou jovem adulto, de forma a orientar o processo de escolha de um curso, área de estudo ou profissão.